Conheça

O Movimento

Manifesto da Caravana da Educação

A Caravana da Educação é um movimento de educadores que atuam na Educação Básica da rede pública de São Paulo que surgiu inicialmente em 2019 com o professor vereador Toninho Vespoli e seus assessores com representação nas diferentes esferas do quadro de profissionais da educação e do quadro de apoio. A atuação é diferenciada do que se propõem os sindicatos. O valor principal é a escuta e ser ponte entre o Executivo com as DREs, órgãos jurídicos e as Secretarias.
Tal movimento mostrou-se como um importante instrumento da atuação parlamentar de um vereador que conhece desde os menores problemas da rede por dentro, mas também como um dispositivo da categoria em ser ouvida por pares e por uma autoridade, a partir de visitas às escolas em qualquer parte da cidade, além de poder partilhar de trocas de vivências e de formação de temas importantes para a comunidade escolar, consonante com a visão de que a Educação deve ser pensada no seu sentido mais amplo e transformador.

Dentro de um contexto de luta partidária, sindical e de mandatos, o momento indica que parte da população e da categoria de educadores está desacreditada das instituições. Há um claro enfraquecimento das entidades representativas como os sindicatos e o próprio parlamento. Em contraponto a isso, apesar da atuação parlamentar do mandato desde 2013 ter se debruçado em discutir questões amplas da Educação, é desde a reforma da previdência municipal que o mandato tem sido fortemente reconhecido como um parceiro, um braço da categoria dentro da Câmara Municipal e com a Caravana, transbordando para toda a rede.

Devido a dimensão alcançada foi chegado o ponto em que a Caravana foi para além do mandato, independente dos componentes, com uma proposta de legado que, a longo prazo, poderá ser referencial para quem virá, com a possibilidade inclusive de ampliação também no âmbito legislativo em outras casas: municipal, estadual e federal.

A luta sindical também não pode ser negada a um movimento que surge dessa soma de força parlamentar e da base da categoria. É um instrumento importante pela valorização dos profissionais e da Educação pública, porém é importante ressaltar que a função formativa é fundamental. A Caravana tem como desafio também fazer cobranças de atuação dos sindicatos e mandatos além de propor desvinculação de lideranças que atuam como porta-vozes de governo privatista.


É preciso pensar em uma tática eficaz para contemporaneidade, como canais de comunicação mais claros e objetivos tendo como foco central a Caravana da Educação como outro corpo político, empenhado na formação de base com linguagem facilitada e acesso democrático.
Com todas as contradições entre as funções de sindicato e de mandato, a Caravana vem para agregar, ocupar espaços, com sintonia entre todos os integrantes, sem desqualificar outros caminhos, com estrutura e de forma organizada, com serenidade e pertencimento, elevar a discussão não sob o aspecto de imediatismo, mas sobre a sociedade almejada a partir do viés da luta de classes e da construção coletiva.

Características do Movimento

1

é um instrumento de politização e de formação de base;

2

tem o objetivo de discutir políticas públicas da educação;

3

o movimento se reúne uma vez por mês;

4

se propõe a realizar um diagnóstico das DRE’s com a finalidade de encaminhar soluções para os problemas identificados;

5

é um coletivo supra-partidário;

6

não é um coletivo com a finalidade de disputas sindicais;

7

o movimento pode apoiar uma ou mais chapas em disputas sindicais, eleições de conselhos e etc;

Faça parte do Movimento Caravana da Educação